QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

10 de março de 2017

Ciganos - Um desafio missionário.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Talvez, você nunca tenha ouvido falar na cidade de Souza. Talvez não saiba nem onde fica, mas você já ouviu falar sobre a Paraíba. Pois bem, saiba que a maior comunidade Cigana da América Latina está localizada na cidade de Souza. São mais de 1.500 famílias que vivem em uma carência extrema, enfrentando desafios na luta pela sobrevivência. 

Estivemos no Nordeste no mês de janeiro e a seca no Piauí parece não ter fim. Segundo relatos que ouvimos em Jacobina, a seca tem piorado até nos Estados vizinhos como é o caso da paraíba, onde está a cidade de Souza. Naquela região do Alto Sertão Paraibano, as dificuldades como falta de água, alimentação, oportunidade de trabalho, atendimento e orientação na área da saúde e educação são só alguns dos problemas. Os piores tem sido a depressão, o suicídio e os vícios.

E estes desafios de vida não são diferentes na comunidade cigana. Alguns missionários já perceberam isso e abraçaram a evangelização deste povo. Amar sem discriminar as famílias ciganas que merecem respeito, amor e consideração tem motivado vocacionados de todo o país e impulsionado missionários a irem mais para aquela região. Afinal, este povo que DEUS ama têm direito de ouvir falar do amor de Jesus Cristo e com livre arbítrio escolherem a salvação.

Só que além da Palavra de Deus, precisam de ajuda social também. Doações de roupas, alimentos e utensílios de casa precisam chegar ao povo cigano que vive lá, além, claro, de um exemplar bíblico para cada família.

Várias visitas foram feitas (até pelos Gideões) e a carência do Evangelho é grande. Pastor Cesino Bernardino (1934 - 2016) apoiou a ideia de distribuição de Bíblias através dos Gideões, quando estava vivo; e autorizou a contratação de um ônibus para levar os missionários participantes para esse dia de atividades à comunidade cigana que está a 140 km de Souza aproximadamente.


A falta de políticas públicas para a população cigana, estimada em 800 mil pessoas, segundo o site R7, é hoje o maior desafio do governo federal para melhorar a qualidade de vida desses povos, respeitando as peculiaridades culturais.

Entre elas, o Dia Nacional do Cigano no dia 24 de maio. Só que essa população precisa de muito mais que um dia no calendário.


Então, missionários! Oremos ao Senhor para que saibamos como investir nesse campo. Busquemos atualização, seminários, cursos e.... Principalmente, direção de Deus e despertar de nossos pastores.

Mapas: Winkipedia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!